LC TUPÃ

COMPARTILE:

Projeto

OLHAR BEM NOSSAS CRIANÇAS
Lions Clube de Tupã já atendeu mais de 800 crianças

O Lions Clube de Tupã divulgou uma parcial do projeto Visão AL 2009/2010 - Olhar bem nossas crianças - que avalia problemas visuais entre os alunos das escolas públicas estaduais do ensino fundamental (ciclo I). O lançamento da campanha ocorreu no dia 29 de agosto, com o objetivo de diagnosticar e tratar perturbações oculares nos escolares.

De acordo com o balanço, 13,5% dos alunos da EE "Anísio Carneiro" foram encaminhadas para clínica oftalmológica, sendo 371 crianças avaliadas pelo exame de acuidade visual. Deste total, 50 passaram pela consulta que apontou a necessidade do uso de óculos para 23 alunos.

Já na EE "Sebastião Teixeira Pinto", 329 crianças passaram pelo exame de acuidade visual, sendo que 34 foram encaminhadas à clínica. Dessa forma, 10,33% dos alunos precisam ser avaliados por especialista.

Na EE "Maestro Nelson de Castro", o projeto realizou o exame de acuidade visual em 165 alunos, sendo que 33 crianças foram encaminhadas à clínica, ou seja, 20%.

Para o desenvolvimento do projeto Visão AL, 20 domadoras foram treinadas para avaliar as crianças quanto à visão (acuidade visual) e ao exame ocular externo. Aqueles que apresentarem anormalidade, com exames de refração (verificação do grau, pesquisa de binocularidade e fundoscopia - fundo do olho), são agendados para consulta oftalmológica e tratamento. O treinamento com as domadoras foi realizado na Clínica Oftalmológica Kawano.

A campanha atendeu ontem os alunos da EE "Profª Esther Veris Cerpe". O projeto percorrerá ainda as escolas estaduais "Profª Helena Pavanelli Porto", "Profº Gino Bolognesi" (Distrito de Parnaso), "Altino Martinez" (Distrito de Universo) e "João Brediks" (Distrito de Varpa). O Lions Clube de Tupã está utilizando os recursos obtidos no estacionamento da 40ª Exapit e Festa do Doce para desenvolver a campanha. A Ótica Jovem fará a preço de custo armação e lentes, providenciando a confecção, montagem e ajuste dos óculos