DESTAQUE LC CABRÁLIA PAULISTA

COMPARTILE:

O Lions Clube de Cabrália Paulista, fundado em 25 de junho de 2009, tem como Presidente o CL Evandro Cavarsan. O Clube já é destaque no Distrito LC-8 pela sua participação na vida da comunidade de Cabrália e o comprometimento dos Leões. A cidade também está sendo destaque no Estado de São Paulo, pois, rotineiramente jornais, televisão e até mesmo o Diário Oficial do Estado de São Paulo, voltam suas atenções a este promissor município.

Abaixo a matéria publicada no dia 2 de dezembro no mais tradicional Jornal de grande circulação na região, o Jornal da Cidade de Bauru.

Nesta matéria, o que nos dá imensa alegria é saber que os Leões de Cabrália tem participação determinante no ocorrido.

Cabrália é modelo de gestão ambiental no Estado de SP .

Ontem, durante cerimônia de divulgação do ranking ambiental 2009 dos municípios paulistas inscritos no Projeto Município Verde Azul, realizada na capital, Cabrália Paulista (45 quilômetros de Bauru) demonstrou que planejamento e trabalho são os ingredientes para uma gestão adequada dos recursos ambientais e ficou em 9º lugar, com nota 93,65, entre as 156 cidades do Estado certificadas com o selo do programa. Foi o melhor desempenho da região de Bauru. A cidade também recebeu o Prêmio Franco Motoro pelas ações na Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema.

As demais cidades certificadas na região foram Lins (11ª posição e nota 93,11), Macatuba (25ª posição e nota 90,55), Avaré (34ª posição e nota 89,57), Gália (69ª posição e nota 86,39), Botucatu (72ª posição e nota 86,29), Piratininga (77ª posição e nota 85,42), Brotas (128ª posição e nota 81,56), São Manuel (136ª posição e nota 80,92) e Boracéia (153ª posição e nota 80,17).

Os municípios tiveram seus planos de ações na área ambiental avaliados por uma equipe técnica da secretaria do Meio Ambiente do Estado. No ano passado, 44 cidades foram certificadas pelo projeto, de um total de 332 avaliadas. Este ano, foram 156 cidades certificadas, de um total de 570 avaliadas, o que representa 24% dos municípios do Estado. Na região, 38 prefeituras haviam aderido ao programa. A nota média dos municípios passou de 51,5 em 2008 para 62,6 em 2009. Já os órgãos ambientais saltaram de 182 em 2007 para 455 em 2009. No mesmo período, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente passaram de 236 para 490.

Para se certificar, as cidades tiveram que cumprir dez diretivas ambientais que incluem esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso racional da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e criação de conselho municipal de Meio Ambiente. Em avaliação que variou de zero a 100, as cidades que tiraram nota acima de 80 foram certificadas.

Ação conjunta

O diretor de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil de Cabrália Paulista, Evandro Antônio Cavarsan, explicou que a 9ª colocação do município no ranking dos certificados pelo Projeto Município Verde Azul deve-se a um trabalho integrado da prefeitura, que envolve todas os setores da administração e a comunidade. Em 2008, segundo ele, a cidade havia atingido a 14ª posição no ranking.

"Este ano, melhoramos a posição e, além do certificado Município Verde, a gente ganhou o prêmio Franco Montoro de novo", revela. "Nossa avaliação é a melhor possível porque se dá pelo fato do trabalho sério que está sendo feito na região, principalmente através de projetos de pesquisa, e tratamento de 100% do esgoto produzido no município, que melhora bastante nossa posição também".

O diretor explica que, além do esgoto, a cidade possui aterro certificado pela Cetesb, e conseguiu, ao longo de cinco anos, cumprir todas as exigências feitas pelo Estado para a certificação ambiental. "O departamento de Meio Ambiente foi criado em 2007, um ano antes do Município Verde ser criado no Estado", destaca. "Quando o Estado criou o Município Verde, Cabrália já tinha uma estrutura ambiental montada".

Uma das principais ações citadas por Cavarsan, e que pode ter feito diferença na hora da avaliação, refere-se ao projeto do Biodigestor, implantado em 2008 no Colégio Agrícola de Cabrália, por meio de parceria entre a prefeitura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a unidade de ensino, para a produção de bioenergia.

Clicando aqui, você verá a seguinte notícia do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Etec do interior do Estado inaugura centro de alerta de desastres naturais

Parabéns aos Leões de Cabrália Paulista que são cidadãos muito interessando no bem estar público, social e moral da comunidade. Fazemos votos de muito sucesso neste ano e que este continue sendo mais um Lions Clube que valoriza o voluntário.

__________________

VALORIZE O VOLUNTÁRIO DO SEU LIONS CLUBE

MANDE AS ATIVIDADES PARA O SITE DO DISTRITO

Envie para o e-mail: comunicacao@distritolc8.com.br

Acompanhe diariamente, torne a página www.distritolc8.com.br a página inicial do seu navegador.

Clique aqui e veja dicas sobre fotografia digital.

Clique aqui e veja as primeiras informações do III Conselho Distrital em fevereiro na cidade de Valparaíso.

Fevereiro - MÊS DO EX-GOVERNADOR