INSTRUÇÃO LEONISTICA

COMPARTILE:

O Diretor Vogal

vogal

Autor: CL Aristófanes Clemente dos Santos *

No sistema "WM", - tática futebolística de Priscas Eras, quando um jogador se machucava e não havia condições de substituí-lo, ia invariavelmente parar na ponta esquerda, por determinação do "técnico". Sim, o termo era mesmo "parar", pois daí em diante, em razão da sua condição física, não participava mais do jogo, fazendo apenas número.

Coisa semelhante anda acontecendo nos meios leonísticos, quando a Comissão de Indicação articula a composição da chapa que irá constituir a Diretoria do Ano Leonístico próximo.

Depois de escolher o futuro presidente e os demais membros, surge o momento de completar a chapa com os Diretores Vogais.

Aí aparecem os palpites: "coloca o CL fulano, afinal ele quase não aparece no clube e pode muito bem preencher o cargo", diz um falso "sabido". Outro faz coro e diz: "é sim, aproveita e bota também o CL beltrano que é do mesmo time". Via de regra a decisão é unânime e são cogitados para o "preenchimento" das vagas alguns companheiros dentro daqueles "requisitos" considerados.

Nada mais errado e falso do que assim pensar. É um verdadeiro absurdo subestimar o Diretor Vogal, quando Lions Internacional recomenda exatamente o contrário, ou seja, que coloquem naqueles cargos companheiros experientes, preferencialmente ex-presidentes, visto que numa emergência o Diretor Vogal poderá ser chamado para ocupar qualquer cargo da Diretoria, por falta do titular, e para isso precisa ter os conhecimentos necessários exigidos.

Subestimar o valor do Diretor Vogal é a mesma coisa que colocá-lo na ponta esquerda do time fazendo apenas número.

Graças a Deus isto não acontece no meu clube o Lions Clube do Rio de Janeiro - Tijuca, mas nas minhas "andanças" no mundo leonístico já vi muito isto acontecer, e, se escolhi este tema para falar é para esclarecer aos companheiros mais novos a importância do Diretor Vogal.

* CL Aristófanes Clemente dos Santos

Lions Clube do Rio de Janeiro - Tijuca - DLC-1

Editor de "O Leão em Marcha"

E-mail: aristophanes.c@terra.com.br

Extraído do site: www.instrucoesleonisticas.jor.br