INSTRUÇÃO LEONÍSTICA

COMPARTILE:

O trabalho do Leão nas comissões do clube

leoes

Autor: CL Paulo Fernando Silvestre *

Todo Leão, estatutariamente, deve ocupar alguma Comissão de Trabalho no seu clube no Ano Leonístico. Isto quer dizer que todo Leão tem uma tarefa a cumprir dentro do clube.

Alguém que não conheça
o mecanismo de um Lions Clube pode até pensar que quem deve trabalhar pela Causa Leonística são apenas os componentes do Conselho Diretor. É engano. Cada Leão está em Lions justamente para prestar serviço, para servir.

Cada comissão tem
uma tarefa específica e o Leão pode (e deve) até escolher aquela função onde possa prestar melhores serviços, se bem que não é desejável que recuse qualquer tarefa que lhe seja destinada pelo Presidente do Clube e/ou Conselho Diretor. Como um verdadeiro líder que é o Leão não enjeita serviço. Ele procura desempenhar com desenvoltura o cargo que lhe couber.

São muitas as Comissões de Serviço dentro de um Lions Clube. Um Leão pode até ocupar mais de uma comissão, se o desejar. O importante é saber que ele tem um compromisso de servir. E, além do trabalho que possa executar dentro da área específica que lhe foi destinada, ele deve colaborar para o bom andamento de todos os outros setores de atividades, dentro do clube ou do Movimento Leonístico.

Trabalho não falta. Basta querer que o Leão terá diante de si muitas tarefas a realizar. E se não lhe apresentarem tarefas, ele as pode criar, motivando os companheiros a colaborarem com a aprovação de suas metas junto ao Conselho Diretor (Reunião de Diretoria), para que suas idéias sejam colocadas em prática.

Na comunidade há infinitos trabalhos a serem prestados: O menor abandonado está a espera de alguém que o socorra; alguma creche deve ser instalada em um bairro pobre; uma campanha de doação de sangue deve ser incrementada; doação de órgãos pode ser uma campanha bem recebida na comunidade; milhares de pessoas estão precisando de óculos; uma rua de lazer para crianças carentes nos bairros periféricos, aos domingos, servirá para alegrar muitas pessoas; um pavilhão em alguma instituição de caridade marcará muito a presença do Leão e facilitará o trabalho em favor de carentes e outros trabalhos

Para tanto a programação das reuniões deve merecer cuidado especial da Comissão de Programas Comunitários e, assim, em qualquer área, o Leão encontrará sempre uma forma de mostrar serviço, se quiser de fato trabalhar.

O importante é que o Leão
sempre se faça disponível dentro do clube. Assim agindo, ele integrará de fato neste movimento sublime que, por sua vez, busca a união dos homens no IDEAL DE SERVIR.

O Lions busca a paz.
O Leão é o elo importante desta corrente positiva de Trabalho Altruístico.

paulosilvestre* CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Assessor de Comunicação e Divulgação do DMLC
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br