INSTRUÇÃO LEONISTICA

COMPARTILE:

VISÃO TÚNEL E DE FUTURO

Sabemos que ninguém é insubstituível.

Porém, sabemos da importância das pessoas, do ser humano não material, no movimento leonístico.

As pessoas são insubstituíveis na medida em que são ímpares, únicas, principalmente naquilo que cada um tem de melhor em si. Somente o tempo propicia a falta de alguém, pois todos têm algo muito especial a compartilhar. É como a saudade dos que já se foram deste mundo.

Quando não se tem essa percepção, por desconhecimento ou sentimentos impuros, não cabíveis no movimento leonísticos, passa-se a se ter uma visão túnel.

Quando não percebemos aquilo que acontece em um raio mais ampliado, nos fechamos em uma visão túnel que ignora a visão mundo. É um paradigma a se vencer.

Há hora que o paradigma da visão túnel representa o mundo. E, aí, pode ocorrer à famosa frase "meu mundo caiu..." e aí ser tarde demais para vencer a entropia.

Poderíamos ainda a retratar a visão túnel, no campo do serviço voluntário, com a frase de uma pesquisa extremamente atual realizada sobre as doações filantrópicas praticadas nos países denominados BRICS. Essa pesquisa menciona as campanhas com fins lucrativos como sendo instrumento utilizados em "aplicação para práticas solidárias mediadas por processos de caridade " ou ainda, quando define filantropia como sendo ação de "caráter assistencialista e pouca potência para a transformação social"

É importante não somente ver, mas enxergar e antever. Essa característica é bastante peculiar e para poucos no planeta. A visão de futuro coloca os Lions Clubes cada vez mais como uma organização com visão coletiva e não de realizações de sonhos pessoais próprias da visão túnel.

E é por isso que o Lions é a maior e melhor organização de serviços do mundo. Os líderes Leões possuem essa característica.

Vejam e compreendam a declaração de missão de Lions Clubs International, que dá o norte da visão de futuro desafiadora do Leão "ser o líder global em serviços comunitários e humanitários". Diz a missão de LCI:  "dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender as necessidades humanitárias, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através de Lions Clubes".

A doutrina filosófica de Lions Clubes nos assenta que no movimento leonístico as pessoas são importantes. As coisas nem tanto. Essa é a visão de futuro.

Esse é o Farol da Esperança para a paz e compreensão mundial.

PDG CL Manoel Messias Mello
Governador 98/99 - DLC-8