INSTRUÇÃO LEONÍSTICA

COMPARTILE:
http://bit.ly/1f29ZvJ

AOS CLUBES DO DISTRITO LC-8

Com o ensejo de colaborar com os clubes, no seu dia a dia, muito embora, temos plena consciência de que cada um tem seu próprio estilo no desenvolvimento de seus projetos em suas comunidades, a pedido da CaL Márcia, nossa Governadora, repassamos alguma "dicas" .

Apesar do cuidado de todos na fundação de clubes, na manutenção de associados e no ingresso de novos associados, é imprescindível ter todo cuidado no alcance desses objetivos. Há inúmeras fontes de consulta, desde Lions Internacional, Governadoria (via assessores), Estatuto do próprio clube e outras informações ao alcance de todos. Sugerimos:

1 - Fundação de clubes:

- Observar a área geográfica do LC-8. Podemos fundar um clube em qualquer parte do Brasil e mesmo do exterior, porém, nesse caso há uma série de passos a seguir, inclusive para a própria segurança do novo clube.

- Não ter pressa na fundação de um clube. É de bom alvitre o estudo dos novos associados (profissão, maioridade, estado civil, família, posição na sociedade, indícios de conhecerem e serem voluntários, situação financeira, facilidades na convivência com pessoas, etc.), por fim a importância dessa fundação para o leonismo e mais importante para a nova comunidade (potencial do município e público a ser atingido). Lembre-se é também importante municiar o novo clube dos alvos a serem atingidos em seus primeiros anos de vida. Fundar por fundar não é o lema de Lions Internacional.

- Zelo na escolha de casais para serem companheiros/as, pois a falta de critérios, como acima indicados, pode comprometer o futuro do novo clube, com a saída intempestiva, de dois ou três casais;

- Leiam e releiam as instruções para fundação de clubes. Discutam com os órgãos superiores do Leonismo se tiverem dúvidas sobre fatos que possam trazer problemas futuros aos clubes a serem fundados.

- repasse todos os valores financeiros a serem pagos pelo novo clube e pelos novos associados.

- Lembrete aos clubes recém fundados: usem e abusem das instruções dos leões "orientadores" , de seu clube padrinho e da Governadoria. Não tenham vergonha de perguntar por mais peculiar que seja a indagação. Um clube só terá seus alicerces firmes se sua construção estiver dentro das normas de segurança.

2 - Retenção de associados:

As perdas constantes de leões ao longo dos anos têm comprometido as metas de expansão de Lions Internacional. Só para se ter uma ideia, no Brasil, não conseguimos retornar e ultrapassarmos a meta dos 50 mil associados.

Cada clube tem suas fórmulas de conseguir e incentivar a manutenção dos associados em seu quadro associativo. Será de bom alvitre que, periodicamente, seus métodos sejam revistos.

- Os órgãos diretivos de nosso movimento dispõem das ferramentas necessárias para o desenvolvimento de trabalho/s para a retenção dos associados.

Eis, alguns motivos da baixa de associados:

a) - Falta de doutrinação no preparo da entrada no clube:

b) - reuniões cansativas e improdutivas:

c) - dificuldade em se enturmar;

d) - reunião iniciada fora do horário pré-determinado e sem horário final;

e) - discussões acaloradas sem objetivos;

f) - falta de hierarquia leonística;

g) - intolerância, impaciência, desconhecimento de companheirismo, etc.

Poderia continuar citando mais uma dezena de motivos.

- O Diretor Social deve buscar os motivos do afastamento de companheiros, levá-los à Diretoria e buscar soluções na reintegração dos mesmos. O Diretor Social deve escolher companheiros de sobejo conhecimento leonistico e profundo conhecedor do clube para compor uma comissão que dê respaldo à Diretoria na solução do problema:

3 - Ingresso de novos associados.

- Boa parte das explicações está inserida nos dois primeiros itens. Porém é importante salientar:

- Leiam com atenção o Estatuto de Lions Internacional, Governadoria e, principalmente, do clube;

- Tenham o cuidado para o futuro leão não saber que está sendo indicado. È importante que a apresentação do candidato tenha o máximo teor de referências para análise dos componentes do clube:

- Lions admite em seus quadros pessoas de ambos os sexos. Cuidado com a maioridade deles. Menor de idade só poderá ser admitido ser for emancipado e mesmo assim se demonstrar maturidade.

Espero que esses dados sirvam de orientação aos clubes e aos companheiros/as. Não temos intenção alguma de sermos o dono da verdade, porém, ainda, vemos clubes com dificuldades em relacionamento, afirmação leonística e desenvolvimento de projetos para a sua comunidade.

Finalizando queremos atentar para o fato de muitos clubes terem problemas internos - formação de grupos. É natural pela idade, pela profissão, pela amizade, o encontro de conjunto de companheiros/as em pequenos grupos. Nesse momento o Diretor Social ou o Diretor Animador tem papel preponderante em verificar qual ou quais companheiros/as estão isolados.

Acerquem-se deles e façam-no participar.

Estou a disposição de companheiros/as e clubes para auxiliá-los naquilo do qual necessitem para o bom desempenho de suas atividades leonísticas.

Governadoria, 01 de Novembro de 2013.

PDG Jair Alves de Souza
Assessor Distrital de Estatuto e Regulamentos