LC BAURU ESTORIL

 “CUIDE C – O Começo da Cura é o Conhecimento” 

PROJETO LIONS CLUBE BAURU ESTORIL E ABPH

Preocupados com a Saúde e bem estar da população, o Lions Clube Bauru Estoril em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) estão juntos em um projeto chamado: “CUIDE C – O Começo da Cura é o Conhecimento”, que tem como principal objetivo rastrear a infecção do vírus da Hepatite C, promovendo diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se sintomaticamente. 
A Hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, sem sintomas físicos para o portador.
 O vírus quase sempre destrói o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, na maioria das vezes cirrose e câncer hepático. A evolução do dano hepático é diferente para cada indivíduo, podendo levar até 20 anos para a manifestação da doença. É muito comum que indivíduos descubram ser portadores da doença somente em fases avançadas, quando já há cirrose instalada ou mesmo o câncer primário do fígado – chamado também de hepatocarcinoma.

Quando detectada precocemente, a Hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito.


Estima-se que aproximadamente 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C (HCV), o que representa cerca de 170 milhões de indivíduos com infecção crônica e sob risco de desenvolver as complicações da doença.
 No Brasil, estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas pela Hepatite C e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. O Ministério da Saúde admite que mais de 4 milhões de pessoas podem estar contaminadas, e ainda não sabem disso, mas a OMS estima que o número verdadeiro pode ser bem maior.


O Lions Clube Bauru Estoril, mostrando preocupação junto a este grave problema, vem oferecer testes rápidos e gratuitos para detecção da Hepatite C. O resultado sai em apenas 3 minutos. Os pacientes detectados com o vírus serão encaminhados ao CTA – Centro de Tratamento e Aconselhamento para fazer sorologia e saber o estágio da doença e a ABPH fará o auxílio da parte burocrática auxiliando o pedido de tratamento pelo SUS.

TOTAL 1214 TESTES EFETUADOS ATÉ O MOMENTO.

12 CASOS DETECTADOS E ENCAMINHADOS PARA SOROLOGIA E ACONSELHAMENTO, QUE PODERÃO SER CURADOS!

Com o gerenciamento de Ações específicas, pelo Lions Clube Bauru Estoril, o projeto será executado, em parcerias com a ABPH e outras instituições da sociedade e apoiando projetos existentes, considerando inicialmente as Ondas a seguir:

1o Onda: Dia 12 de Abril (sábado), das 8:00 às 12:00 horas, a Praça Rui Barbosa foi palco para Feira da Saúde dos Lions Clubes de Bauru, 12/04/2014

12/04/2014 – Feira da Saúde Lions de Bauru – 400 testes

2o Onda: Em um Segundo momento serão feitos testes em diversas localidades, dando prioridade a setores/trabalhos que tem exposição á riscos.
Corpo de Bombeiros;
• Polícia Militar,
• Endurb,
• Albergues,
• IPA,
• CAPS,
Além de :
• Rodoviárias,
• Estádios de Futebol,
• Salões de Cabeleireiro e
• Empresas privadas. (Enerbrax, Tudor, Confiança. Servimed, Plasútil…)

2/4/2014 – Enerbrax/Baterias Route Bauru – 100 testes

22/4 – INSS (Av. Rio Branco) – 120 testes

23/4  – INSS (Azarias Leite) –  80 testes


28 a 30/04 – Baterias Tudor –  250 testes

6 e 7/05 Ciretran Bauru – 150 testes

7/5 – Tropical Tecidos Finos –  20 testes

12/05 CPFL – 94 TESTES

Sobre Luiz Alfredo Bigarelli Junior

Revitalizado em 3 de fevereiro de 2009, o site do Distrito LC-8 inaugurou uma nova forma de se comunicar com atualizações diárias, informações importantes e conteúdo estático renovável. São anos de trabalho e desenvolvimento da comunicação digital em nosso distrito.
Esta entrada foi publicada em Atividades dos Clubes e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *