LC BAURU ESTORIL

COMPARTILE:
http://bit.ly/1v7f1y0

6/8/2014 - Teste de Hepatite C na VOLVO


O Lions Clube Bauru Estoril em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites) Idealizou um Projeto com foco na saúde e bem estar da população, que foi batizado de "CUIDE C - O Começo da Cura é o Conhecimento" e tem como principal objetivo rastrear a infecção do vírus da Hepatite C, promovendo diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se sintomaticamente.


A Hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, sem sintomas físicos para o portador.


O vírus quase sempre destrói o fígado da pessoa contaminada, ocasionando, na maioria das vezes cirrose e câncer hepático. A evolução do dano hepático é diferente para cada indivíduo, podendo levar até 20 anos para a manifestação da doença. É muito comum que indivíduos descubram ser portadores da doença somente em fases avançadas, quando já há cirrose instalada ou mesmo o câncer primário do fígado - chamado também de hepatocarcinoma. Quando detectada precocemente, a Hepatite C tem tratamento, inclusive gratuito.


Estima-se que aproximadamente 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus da hepatite C (HCV), o que representa cerca de 170 milhões de indivíduos com infecção crônica e sob risco de desenvolver as complicações da doença.


No Brasil, estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas pela Hepatite C e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. O Ministério da Saúde admite que mais de 4 milhões de pessoas podem estar contaminadas, e ainda não sabem disso, mas a OMS estima que o número verdadeiro pode ser bem maior.


O Lions Clube Bauru Estoril, mostrando preocupação junto a este grave problema, esta oferecendo testes rápidos e gratuitos para detecção da Hepatite C. O resultado sai em apenas 3 minutos. Os pacientes detectados com o vírus são encaminhados ao CTA - Centro de Tratamento e Aconselhamento para fazer sorologia e saber o estágio da doença e a ABPH auxilia a parte burocrática e ensina como fazer o pedido de tratamento gratuito pelo SUS.

No dia 6/08/2014 foram realizados 646 testes de detecção de hepatite C nos funcionários da empresa VOLVO pelos voluntários do Lions Clube Bauru Estoril.