LC GARÇA

DESCARTE DO ÓLEO USADO

O Lions Clube de Garça em parceria com a Secretaria da Educação, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre o prejuízo do descarte inadequado e benefícios da reciclagem e promovendo em longo prazo a mudança de comportamento em nossa sociedade.

 

Este trabalho foi encabeçado por, Sérgio Leme Junior, abraçou esta Campanha e visitou escolas, passando vídeo, para que as crianças reproduzissem uma redação e também envolvessem os pais, vizinhos e conhecidos na arrecadação de óleo utilizado de cozinha, pelos pais e conhecidos.

O vídeo devidamente animado para o agrado de crianças, assim dizia:

“ O que fazer com o óleo de cozinha utilizado. Você provavelmente desconhece os riscos que o óleo usado na cozinha pode causar, não é mesmo? É que grande parte da população, descarta este óleo na pia, no lixo, lotes vazios, enfim em qualquer lugar. É bem verdade que não parece, mas este óleo é um dos responsáveis por enchentes, poluição do solo ou contaminação do lençol freático,dos rios e até mesmo pelo aquecimento global, sem falar também que 01 LITRO DE ÓLEO jogado na rede de esgoto ou solo contamina UM MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, no lençol freático ou seja, polui nossa preciosa água potável. Se continuar assim, até 2030 a metade da população global poderá ficar sem água.

Como isto acontece?

Quando jogamos o óleo sujo na pia, ele cai diretamente na rede de esgoto. A gordura se solidifica, grudando em outra sujeira e entope as tubulações que depois de entupidas, impedem a passagem das águas causando a enxurrada e enchentes, levando os resíduos do óleo para todos os lugares, inclusive o que você descartou no lixo e quando o sol aparece, este óleo entra em decomposição e libera o gás Metano, que é 21 vezes mais poluente que o próprio gás carbônico, que potencializa o efeito estufa”.

Com o desempenho dos professores, alunos e pais, foram coletados na cidade: 6.332 litros de óleo que corresponde a 6.332.000 milhões de litros de águas não contaminados.

Com o óleo reutilizado pode-se, produzir resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Alunos Premiados pelas REDAÇÕES:
1º Lugar: VICTOR GALEGO DE FREITAS, orientado pelo Professor: João Rodolfo Julião.
EMEF: Professora Orane Avelino de Souza.
Premio: 01 TABLET.

2º Lugar: TAIS MARGARETE DE ANDRADE RILLO, orientada pela Professora: Rosângela Inácio Britto.
EMEF: Professora: Maria do Carmo Pompeu Castro.
Premio: 01 BICICLETA.

Escolas participantes no projeto: EMEF: Professor João Crisóstomo; EMEF: Professor Edson Puga; EMEF: Professora Maria do Carmos Pompeu Castro; EMEF: Professora Orane Avelino de Souza; EMEIF: Samira El Adass; EMEIF Professora Cláudia Maria Rodrigues Arone; EMEF: Manoel Joaquim Fernandes; EMEF: Professora Norma Mônico Truzzi e EMEIF: Silvio Sartori.

Lions Clube de Garça- Distrito LC-8, possui novo Companheiro de Melvin Jones: CL JESUS CARLOS FERREIRA.

Sobre Luiz Alfredo Bigarelli Junior

Revitalizado em 3 de fevereiro de 2009, o site do Distrito LC-8 inaugurou uma nova forma de se comunicar com atualizações diárias, informações importantes e conteúdo estático renovável. São anos de trabalho e desenvolvimento da comunicação digital em nosso distrito.
Esta entrada foi publicada em Atividades dos Clubes e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *