LC ADAMANTINA

COMPARTILE:

Lions Clube de Adamantina promove o projeto educacional junto às crianças do IAMA

O Lions Clube de Adamantina promoveu mais um importante projeto educacional junto às crianças atendidas pelo Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina (IAMA).

Com o tema: "Descobrindo formas diferentes e atrativas de consumir frutas", o projeto teve a participação de 100 crianças com o objetivo de promover o contato das crianças com diferentes opções de frutas e ao mesmo tempo, incentivar a diversidade de frutas na alimentação das crianças.

Sob orientações da Nutricionista Heloisa Gorni Mendonça, houve a apresentação das frutas e seus benefícios. Em seguida, as crianças foram orientadas sobre a importância de lavar as mãos antes de manipular qualquer alimento e usar touca quando for prepará-lo.

Após as orientações, aconteceu a parte prática do projeto onde as crianças produziram espetos de frutas e depois houve a degustação.

De acordo com a Nutricionista Heloisa Gorni Mendonça, a formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida, pensando nisso foi desenvolvido uma atividade de educação alimentar e nutricional voltado para as crianças.

"Algumas crianças têm aversões por frutas por isso é importante mostrar a grande variedade de frutas, as diferentes formas de consumi-las, investindo em diferentes formas de apresentação, sendo uma boa dica para incentivar e aumentar o consumo de frutas pelas crianças", ressalta Mendonça.

Além disso, envolver a criança nas escolhas e no preparo dos alimentos é uma forma para que ela prefira alimentos mais saudáveis desde cedo.

"A atividade foi uma oficina sobre frutas, onde conversamos sobre a questão da higiene durante a manipulação e consumo de alimentos, sobre a importância de se consumir frutas e a variedade de frutas que existem, logo após foi realizado por cada criança a confecção de um espetinho de frutas", explica a nutricionista.

Durante as atividades foi possível notar que as crianças estavam entusiasmadas, curiosas e ao mesmo tempo apreensivas, com o passar da atividade foram se soltando e respondendo a todas as perguntas.

"O desenvolvimento de uma oficina temática onde a criança é a protagonista na construção do conhecimento com abordagem facilitadora e estimulante amplia de uma forma mais simples o conhecimento das crianças sobre alimentação saudável", completa Mendonça.

O projeto foi desenvolvido pelo Lions Clube de Adamantina em parceria com a Nutricionista Heloisa Gorni Mendonça e apoio da diretoria do IAMA.

 

Nutricionista Heloisa Gorni Mendonça orientando as crianças na oficina sobre frutas

Crianças do IAMA com as coordenadoras da entidade e nutricionista Heloisa

Redação e Fotos: Assess. Imprensa Lions Clube de Adamantina