• comunicacao@distritolc8.com.br
  • Distrito LC8, São Paulo - Mato Grosso do Sul
Menu

MENU

LC VALPARAÍSO

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn

O Lions Clube de Valparaíso, logo no início do ano leonístico, no dia 05/07/2018, reuniu todos os seus Comitês para traçar as metas e plano de trabalho para o AL 2018/2019.

Na área da Saúde, no âmbito desse tema, participávamos ativamente, juntamente com outros Clubes de Serviços e colaboradores, da Campanha denominada “CAMINHADA “PASSOS QUE SALVAM””, que consiste numa caminhada pelas ruas da cidade, vestindo camisetas, bonês e mochilas alusivos à campanha, são Kits vendidos aos participantes, para fins de arrecadação de fundos para a Entidade “Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos”. Para esse ano ficou decidido que manteríamos nossa participação nessa caminhada, más também daríamos aí o ponto de partida para uma outra campanha de Lions, a do “CÂNCER PEDIÁTRICO”, que tem por objetivo a orientação a Pais e cuidadores de crianças no sentido de capacitá-los a identificar sinais de possíveis casos de Câncer Infantil a partir da observação do comportamento das crianças.

Durante as discussões do assunto no Comitê da Saúde, foram elencados diversos aspectos visuais e comportamentais da criança que podem identificar possíveis casos de “Câncer Pediátrico”. Dessa forma, foram criadas figuras mostrando faces de crianças com sinais característicos que sugerem a existência de alguma das formas de Câncer, bem como uma frase que chama a atenção de todos para a importância do diagnóstico precoce, diz assim: “O Diagnóstico precoce aumenta 80% a chance de cura do seu filho”. A ideia é através do efeito visual promover a conscientização, por meio de desenhos ilustrativos, para que todos estejam atentos aos sintomas e tenham a oportunidade do diagnóstico precoce, que é um fator determinante na cura dessa doença.

Definiu-se que tais informações e orientações deveriam ser amplamente divulgada nos Postos de Atendimento de Saúde onde se têm grande afluxo de pessoas, a questão ficou em como expor e apresentá-las aos Pais e cuidadores.

Nesse sentido, aparteamos a ideia da belíssima proposta feita por um dos integrantes do Comitê, que é funcionário da Penitenciária de Valparaíso, que consistia em firmar uma PARCERIA com aquela unidade prisional, tendo em vista que esta possui uma Oficina de Artes onde os sentenciados desenvolvem pinturas em telas, o que viria de encontro a nossa necessidade, ao invés dos tradicionais folhetos ou banners, poderiam ali ser confeccionados quadros contendo informações, orientações e desenhos explicativos da Campanha.

Levada a proposta de parceria a Administração Penitenciária local, que entusiasmada, acatando de pronto a ideia, a submeteu aos seus órgãos superiores que também aprovaram a iniciativa, firmando-se assim uma grande PARCERIA entre Lions clube de Valparaíso, a FUNAP (Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel), a CROESTE (Coordenadoria Regional das Penitenciárias da Região Oeste Paulista) e a Penitenciária de Valparaíso.

Começava assim uma vitoriosa “PARCERIA” que excelentes resultados agregaram na conscientização e capacitação de Pais e cuidadores de Crianças na identificação de eventuais sintomas comportamentais que pudessem indicar a existência de um “Câncer infantil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima