LC VALPARAÍSO

O Lions Clube de Valparaíso, logo no início do ano leonístico, no dia 05/07/2018, reuniu todos os seus Comitês para traçar as metas e plano de trabalho para o AL 2018/2019. Na área da Saúde, no âmbito desse tema, fazíamos todo ano a CAMPANHA DE AFERIÇÃO DE DIABETES em adultos, ficou decido que seria mantida a campanha, porém, queríamos fazer diferente, mudar o público a ser atingido, trabalharíamos neste ano leonístico com as crianças, visto que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), esta doença se encontra numa curva crescente entre as crianças no cenário mundial.

Durante as discussões do assunto no Comitê da Saúde, foram apresentadas diversas “frases” e “figuras” (caricaturas) que abordavam o tema, a ideia era criar uma linguagem fácil e de efeito visual que chamasse a atenção dos Pais, de tal forma a propagar orientações e informações quanto a identificação dos sintomas da DIABETES INFANTIL.

Definiu-se que tais informações e orientações deveriam ser amplamente divulgada nos Postos de Atendimento de Saúde onde se têm grande afluxo de pessoas, a grande questão ficou em como expor e apresentá-las aos Pais e cuidadores.

Nesse sentido, surgiu uma belíssima proposta feita por um dos integrantes do Comitê, que é funcionário da Penitenciária de Valparaíso, que consistia em firmar uma PARCERIA com aquela unidade prisional, tendo em vista que esta possui uma Oficina de Artes onde os sentenciados desenvolvem pinturas em telas, o que viria de encontro a nossa necessidade, ao invés dos tradicionais folhetos ou banners, poderiam ali ser confeccionados quadros contendo informações, orientações e desenhos explicativos da Campanha.

Levada a proposta de parceria a Administração Penitenciária local, que entusiasmada, acatando de pronto a ideia, a submeteu aos seus órgãos superiores que também aprovaram a iniciativa, firmando-se assim uma grande PARCERIA entre Lions clube de Valparaíso, a FUNAP (Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel), a CROESTE (Coordenadoria Regional das Penitenciárias da Região Oeste Paulista) e a Penitenciária de Valparaíso.

Existem ainda outros resultados que não são passíveis de se mensurar, as atividades com crianças já são por si só extremamente gratificante, ainda mais quando se trata de prevenção de doenças de simples diagnóstico que pode fazer a diferença em sua qualidade de vida, somando-se então a percepção da aceitação, aprovação e gratidão dos Pais pelo trabalho desenvolvido, nos deixam profundamente felizes, realizados e gratos por fazer parte de um movimento de serviço da envergadura e alcance do Lions Clube Internacional.

Sobre Luiz Alfredo Bigarelli Junior

Revitalizado em 3 de fevereiro de 2009, o site do Distrito LC-8 inaugurou uma nova forma de se comunicar com atualizações diárias, informações importantes e conteúdo estático renovável. São anos de trabalho e desenvolvimento da comunicação digital em nosso distrito.

Esta entrada foi publicada em Atividades dos Clubes e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *