PDG MESSIAS CANDIDATO

LEIA AGORA A CARTA DE APOIO DA FAMÍLIA DE NOSSO GRANDE LÍDER PIP AUGUSTIN SOLIVA

LEIA TAMBÉM A CARTA EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL, COM O APOIO DO DMLC

 

Manoel Messias Mello

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1982), graduação em direito – Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1993) e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra (2006). É Coronel PM – Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de polícia ostensiva, gestão sistêmica, base comunitária de segurança, polícia comunitária e pensamento sistêmico. Atualmente é Diretor Presidente da MOConsult – Consultoria Empresarial, atuando nas áreas de planejamento estratégico e gestão estratégica.

Obs: mestrado e doutorado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, aprovado pelo Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009 que Regulamenta a Lei Complementar nº 1.036, de 11 de janeiro de 2008, que institui o Sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e dá providências correlatas.

Formação acadêmica/titulação

2006 – 2006

Doutorado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra.

Título: Sistema Integrado de Gestão. Índice Global de Organização Policial Militar Territorial. Aproveitamento do Modelo Gerencial do Comando de Policiamento do Interior Quatro-Região de Bauru, Ano de obtenção: 2006.

Orientador: Cel PM Daniel Barbosa Rodrigueiro.

Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

1999 – 1999

Mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra.

Título: A educação formal como base para o aperfeiçoamento do policial comunitário, Ano de Obtenção: 1999.

Orientador: Sandra Maria Florêncio de Oliveira Mello.

Setores de atividade: Educação; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

1987 – 1993

Graduação em Direito.

Instituição Toledo de Ensino – ITE

Faculdade de Direito de Bauru – São Paulo -Brasil.

1980 – 1982

Graduação em Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Curso de Formação de Oficiais – CFO

Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Formação Complementar

2005 – 2005

Police CommunityCourse. (Carga horária: 90h).

Japan National Police.

2002 – 2002

Preparação para a Banca Examinadora do Prêmio Paulista da Qualidade. (Carga horária: 8h).

Instituto Paulista de Excelência da Gestão.

2001 – 2001

Programa SEBRAE de Qualidade Total. (Carga horária: 96h).

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo.

1999 – 1999

Tiro Defensivo na Preservação da Vida – Método Giraldi ®. (Carga horária: 8h).

Comando de Policiamento de Área- Região de Bauru.

1998 – 1998

Planejamento Operacional. (Carga horária: 30h).

Terceira Seção do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

1997 – 1997

Extensão Universitária em Técnica de Ensino. (Carga horária: 90h).

Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

1996 – 1996

Informações Policiais. (Carga horária: 30h).

Segunda Seção do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

1989 – 1989

Alistamento de Pessoal. (Carga horária: 30h).

Centro de Seleção, Alistamento e Estudos de Pessoal da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

1988 – 1988

Extensão universitária em Informações. (Carga horária: 60h).

Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Atuação Profissional

Polícia Militar do Estado de São Paulo, PM/SP, Brasil.

Vínculo institucional

1980 – Atual

Vínculo: reserva remunerada. Enquadramento Funcional: Coronel de Polícia Militar

Outras informações

Atualmente é Diretor Presidente da Empresa MOConsult – Consultoria Empresarial em Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica.

Projetos de pesquisa

2009 – 2009

Os impactos da atividade de Polícia Ostensiva na redução de Homicídios no Estado de São Paulo

Descrição: Resumidamente, o trabalho envolve três linhas de pesquisas que se complementam: Paper1: A aplicação da Lei Penal a partir do conhecimento da autoria delitiva ainda na fase de Polícia Ostensiva (envolve a questão ligada à aplicação da lei penal aos autores do crime de homicídios a partir do estabelecimento do conhecimento da autoria delitiva ainda na fase de polícia ostensiva) Paper 2: Dinâmica Criminal dos Homicídios no Estado de São Paulo: perfis dos atores e impactos da desordem social e urbana. (busca identificar os perfis das vítimas e dos autores identificados e meios utilizados para sua prática para que se possa ter um mapeamento descritivo de amplo espectro para se construir uma análise mais ampliada dessas informações e os chamados indicadores de desordem e os eventos criminais crônicos (ECC), classificadas em contexto público / criminal e os privado / não criminal )Paper 3: Impactos da atividade de Polícia Ostensiva na redução de Homicídios no Estado de São Paulo: uma análise com base na r
egressão múltipla das variáveis (realizada em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Bauru SP, por meio de aplicação de técnicas estatísticas de estudos de multivariáveis (análise de regressão múltipla), envolvendo os indicadores operacionais da polícia ostensiva para verificação da correlação existente).

Áreas de atuação

Produções

Produção bibliográfica

Livros Publicados

1. DINIZ, R.A.; MELLO, M.M. GESPOL – Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 1ª Ed. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2008. São Paulo. Brasil.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. MELLO, M. M. ; FRANCA, R. F. . PMESP: Planejamento Estratégico – do Sistema Integrado de Gestão ao Plano de Policiamento Inteligente (PPI). In: ICongresso CONSAD de Gestão Pública, 2008, Brasília DF. I Congresso Nacional de Gestão Pública, 2008.

1.1. Paper1: “Modelo Gerencial da Polícia Militar do Estado de São Paulo – São Paulo -Gestão Sistêmica Gestão Sistêmica focada no cidadão”.

1.2. Paper2: “Tecnologia de Informação e Comunicação na Polícia Militar do Estado de São Paulo – Sistema Integrado de Gestão (SIG)”

1.3. Paper : “Plano de Policiamento Inteligente (PPI) – “Plano de Policiamento Inteligente (PPI) –Polícia comprometida com a defesa da Polícia comprometida com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana”. a humana”

Apresentações de Trabalho

1. MELLO, M. M. ; Pensamento Sistêmico na Gestão da PMESP-Modelo de gestão bem sucedido. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2. MELLO, M. M. ; Estrutura Organizacional da REDEC 7. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3. MELLO, M. M. ; Polícia Comunitária: fundamentos e dinâmica das bases comunitárias de segurança. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4. MELLO, M. M. ; Polícia Comunitária: fundamentos e o relacionamento com a comunidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão

Mestrado Profissional

1. MELLO, M. M.; MENDONCA, V. A.; OLIVEIRA, J. V.. Participação em banca de Olímpio Ferreira Magalhães. Emprego do Programa de Policiamento de Força Tática em ações regionalizadas conjugadas ao Plano de Policiamento Inteligente. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública) – Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra.

2. MELLO, M. M.; SOUZA, S. J.; PANCIERI, A. L.. Participação em banca de Sérgio Felleto. Prêmios de Qualidade e Certificações como instrumentos de diagnóstico e melhoria do desempenho das OPM: necessidade corporativa ou falácia dispensável. 2008. Dissertação (Mestrado Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública) – Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra.

3.SOUZA, W. M.; MEYER, C. A.; MELLO, M. M..Participação em banca de Ricardo de Oliveira Corte Brilho. A expansão desordenada dos serviços orgânicos de Segurança Privada na cidade de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública) – Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra.

Doutorado Profissional

1. PEREZ, J. M. W.; BRAZ, J.F.; SERBETO, J. C. O. D.; RIBEIRO, A.; MELLO, M. M.. Participação em banca de Cláudio Fernando Condi. O Controle Científico da Polícia e a aplicabilidade dos seus indicadores na avaliação do treinamento sobre o uso da força por policiais militares do Distrito Federal.. 2011. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA) – Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra”.

2. SERBETO, J. C. O. D.; FERRAZ, V. A. M.; PLONSKI, G. A.; MELLO, M. M.. Participação em banca de Didier Pires da Silva Filho. Gestão estratégica do portifolio de projetos-escritório de gerenciamento de projetos na Polícia Militar. 2008. Tese (Doutorado em Ciencias Policiais de Segurança e Ordem Pública) – Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

1. Congresso Consad de Gestão Pública. PMESP: Planejamento Estratégico – do Sistema Integrado de Gestão ao Plano de Policiamento Inteligente. 2008. (Congresso).

2. Seminário de Experiências bem sucedidas das PM/CBM.Pensamento Sistêmico na Gestão da PMESP-Modelo de gestão bem sucedido. 2008. (Seminário).

3. Fórum Nacional Preparatório para a 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública. 2008. (Painel).

4.Premio Paulista de Qualidade da Gestão. 2004. (Painel).

5. XXI Curso de Administração de Emergências para Municípios -CAEM.Estrutura Organizacional da REDEC 7. 2003. (Encontro).

6. Curso Estadual de Polícia Comunitária.Polícia Comunitária: fundamentos e dinâmica das Bases Comunitárias de Segurança. 2003.

7. XIV Seminário das Sociedades Amigos de Bairro e Entidades Comunitárias do Estado de São Paulo.Polícia Comunitária: fundamentos e o relacionamento com a comunidade. 2002. (Seminário).

8. O juizado especial criminal na justiça estadual e a lei 10259/01. 2002. (Simpósio).

9. Seminário Internacional sobre Modernidade e Eficácia na Instituição Policial. 2000. (Seminário).

10. Seminário de Liderança pela Consultoria “Arthur Andersen” 1998 St Charles Chicago EUA (1ª fase)/Birmingham Inglaterra (2ª fase).

11. Community Oriented Policing Seminar. 1999. (Seminário).

12. Ciclo de palestras jurídicas: Direito material do trabalho; dos recursos no processo civil; reforma penal brasileira e os crimes hediondos. 1994. (Simpósio).

13. As guardas municipais e o atual ordenamento jurídico. 1992. (Simpósio).

Orientações

Orientações e supervisões concluídas

Tese de Doutorado Profissional

1. Eliane Nikoluk Scachetti. Sensação de Segurança no Estado de São Paulo: fatores de influxo e estratégia institucional. 2011. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA) – Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra”. Orientador: Manoel Messias Mello.

2. Reginaldo de Souza Braga. A interpretação da NBR ISO 9001: 2008 no processo de certificação de uma organização policial militar. 2009. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA) – Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra”. Orientador: Manoel Messias Mello.

3. Maximiano Cássio Soares. Gestão da manutenção da frota: a Polícia Militar frente ao Plano Plurianual. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública) – Centro de Altos Estudos de Segurança Cel PM Nelson Freire Terra. Orientador: Manoel Messias Mello.

Reconhecimentos Profissionais

Medalhas Militares

Láurea de Mérito Pessoal de 5º ao 1º Grau

Medalha Valor Militar em Bronze

Medalha Valor Militar em Prata

Medalha Valor Militar em Ouro

Medalha Brigadeiro Tobias

Medalha Comemorativa do Centenário do 4º BPM/I

Medalha da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Medalha Jubileu de Diamante da Casa Militar do Governador do Estado

Medalha do Centenário da Caixa Beneficente da Polícia Militar de São Paulo

Medalha do Centenário do 2º Grupamento de Incêndio

Medalha Constitucionalista – MMDC

Medalha Comemorativa do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário

Medalha do Centenário do 5º BPM/I Gen Júlio Marcondes Salgado

Medalha do Centenário do 2º BPM/M

Medalha do Centenário do Batalhão Tobias de Aguiar

Medalha Governador Pedro de Toledo

Medalha Missão Francesa – Cel Paul Balagny

Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Medalha do Mérito Aeronáutico – Grau Oficial

Participação Comunitária

Associação Internacional de Lions Clubes

Associado ao Lions Clubes de Bauru Bela Vista – associado fundador – 1993-1994

Presidente do Lions Clube Bauru Bela Vista – 1995-1996

Presidente de Divisão A1 – 1996-1997

Governador de Distrito L-19 (hoje LC-8) – 1998-1999

Assessor Distrital de LCIF – LC-8 de 1999 a 2008

Assessor Distrital do Programa Sightfirst – LC-8 de 2010-2015

Assessor do Conselho de Governadores de 1999 a 2004 – 2009-2010 – 2010-2015

Coordenador Seminário de Vice-Governadores Distrito Múltiplo LCAL 03/04 – 04/05 -12/13 – 14/15 – 15/16

Coordenador dos Treinamentos e responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Treinamento do DM LCAL 03/04 e 04/05

Coordenador da Escola de Dirigentes – Distrito LC-8 – AL 2000/2015

Coordenador do Distrito LC-8 do Programa Sightfirst II da Fundação Internacional de Lions Clubes – LCIF

Participações Leonísticas

Instituto de Liderança

Instrutor do Instituto Internacional de Liderança Trujillo – Peru – 2000

Instrutor do Instituto Internacional de Liderança São José dos Campos – Brasil – 2001

Instrutor do Instituto Internacional de Liderança Isla Margarita- Venezuela – 2002

Coordenador e Instrutor do Instituto de Liderança Águas de Lindoia – Brasil – 2004

Orador Oficial e Palestrante em Convenções Distritais e Conselho de Governadores

Orador Oficial das Convenções Distrito LB-4 – AL 2001/2002

Orador Oficial Convenção Distrito LC-4 – AL 2002/2003

Orador Oficial Convenção Distrito LC-10 – AL 2002/2003

Orador Oficial Convenção Distrito LC- 11 – AL 2003/2004

Orador Oficial Convenção Distrito LC-11 – AL 2005/2006

Orador Oficial Convenção Distrito LC-8 – 2008-2009

Orador Oficial Convenção Distrito LC-11 – 2010-2011

Orador Oficial Convenção Distrito LC-8 – 2010-2011

Orador Oficial Convenção Distrito LC-6 – 2012-2013

Orador Oficial Convenção Distrito LC-11 – 2012-2013

Orador Oficial Convenção Distrito LC-12 – 2014-2015

Orador Oficial Reunião Conselho de Governadores AL 2009-2010 – Campinas SP

Orador Oficial Reunião Conselho de Governadores AL 2012-2013 – Bauru SP

Orador Oficial Reunião Conselho de Governadores AL 2014-2015 – Belo Horizonte MG

Orador Oficial Reunião Conselho de Governadores AL 2015-2016 – Belo Horizonte MG

Palestrante na Convenção do Distrito LC-5 AL 2003-2004

Palestrante na Convenção do Distrito LC 3 AL 2013-2014

Palestrante Convenção Distrito LC-4 AL 2014-2015

Reconhecimentos Comunitários

Câmara Municipal de Bauru

Medalha CustusVigilat -máxima condecoração aos filhos da terra (Bauru SP)

Reconhecimentos Leonísticos

Associação Internacional de Lions Clubes

Governador Excelência – 1998

Medalha Presidencial PIP “Jim” Erwim

Medalha de Liderança Internacional Presidente PIP Kay Fukushima

Medalha Presidencial PIP Tae Sup Lee

Medalha Presidencial PIP Jimmy Ross;

MedalhaPresidencial PIP Eberhard Wirfs

MedalhaThe Global Leader in Humanitarian Service – PIP Eberhard Wirfs

Medalha Presidencial Presidente PIP Wing-kunTam

Certificate of Appreciation PIP KajitHabanananda

Certificate of Appreciation PIP Barry J. Palmer

Certificado de Liderança PIP Dr Behar

Certificado de Liderato PIP J. Frank Moore III

Lions Clubs International Foudation – LCIF

Certificate of Appreciation – PIP J. Frank Moore III

Certificate of Recognizes Shigtfirst Workshop for Brazil – PIP Al Brandel

Certificate of Appointment District Coordinator of Campaign Sighfirst – PIP Dr Ashok Mehta

Distritais e Clubes

Presidente de Clube 100%

Medalha Augustin Soliva – LC São Jose dos Campos

Certificado de Apreciação Distrito LB4 – PDG Evanir Mano Tormes

Certificado de SocioDilecto – Club de Leones Distrito M-2 Paraguay – em testimonio de reconocimiento,admiracion y gratitud por sus virtudes presonales y humanistas que horan al leonismo y loacreditan como líder ejemplar. Assinado pelo Leon Nelson DiezPerez(Jr) e pelos PID Rodolfo Gill Paleari (Embajador de BuenaVoluntad); PID Jose Alfredo Elias (Embajador de BuenaVoluntad) e PIP (in memorium) León Nelson Díez Pérez

Menções Leonísticas

Escreveu trinta e cinco projetos aprovados de solicitação de Subsídios à LCIF para vários Distritos do Sudeste brasileiro.

Desenvolveu treinamento específico para elaboração de Solicitação de Subsídios à LCIF

Autor da Moção que tornou permanente a doação de US$ 5semestral junto à quota distrital do Distrito LC-8 a partir da Campanha Sightfirst II.

Messias e Sandra são Companheiros de Melvin Jones Progressivo

Sócio Fundador do Lions Clube de Bauru Bela Vista

Uma resposta a PDG MESSIAS CANDIDATO

  1. Pingback: Distrito LC8 » Arquivos de Blog » Governador em Minneapolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *